Bem-vindo!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Olá, nos somos as 3 Domilindras do 8ºano . Nos criamos este blogue sobre os animais em via de extinção na disciplina de Área de Projecto/Tic com o objectivo de mostrar as pessoas a quantidade de animais que estão em vias de extinção ou que já estão mesmo extintos,pois eles são seres vivos como nos.

Ajudem estas especies!!!!!!





Esperemos que gostem e que nos ajudem a diminuir esta especies todas.















































Mundo Animal

Mundo Animal
Mundo Animal

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Urso Polar

O urso-polar (Ursus maritimus), também conhecido como urso-branco, é um mamífero membro da família dos Ursídeos, típico e nativo da região do Árctico e actualmente um dos maiores carnívoros terrestres conhecidos. Dentre todos os ursos, este é o que mais se alimenta de carne.
Fáceis de tratar, são um dos animais mais populares nos jardins zoológicos.
Aparência:
Todo o seu corpo é adaptado para melhor desempenho na água e para o frio. Tanto as orelhas quantos os olhos são pequenos e arredondados. As patas dianteiras são largas para facilitar o nado e o mergulho e as patas posteriores têm 5 dedos. O crânio e o pescoço são alongados. Não há boca sobre os ombros. Todas essas adaptações proporcionam-lhes um maior hidrodinamismo que facilita a natação. A pele e o focinho são pretos. As solas dos pés têm papilas e vacúolos que auxiliam a caminhada sobre o gelo. A pelagem dos ursos-polares apesar de parecer branca, é incolor e quando os raios solares incidem em sua pele da coloração branca e amarelada. Cobre todo o corpo, inclusive a planta das patas, como isolamento do frio.

Distribuição:
O urso-polar é um animal do hemisfério norte que habita o círculo polar árctico. Ele pode ser encontrado no Alasca, no Canadá, na Groenlândia, na Rússia e no arquipélago norueguês de Svalbard. O habitat natural do animal é a camada fina de gelo, onde lhe é possível caçar focas.
Hábitos:
Esta espécie concentra-se junto à costa uma vez que depende das águas para encontrar as suas presas. Os ursos-polares são excelentes nadadores e podem percorrer até 80 km sem descanso. Alguns animais migram desta forma do Norte para o Sul seguindo as margens das geleiras mas podem deslocar-se também por terra firme. O urso-polar é um animal de hábitos diurnos e carácter solitário, que não forma outros laços familiares que não seja entre fêmeas e suas crias.
Reprodução:
Os ursos-polares acasalam entre os meses de Março e Junho, com implantação diferida dos óvulos fecundados, de modo que o período de gestação se torna muito longo, entre 200 a 265 dias, variando de acordo com as condições ambientais.
As crias nascem entre Novembro e Janeiro, no abrigo invernal construído pela fêmea, e não se separam da mãe até completarem dois anos de idade. Nascem cegas e pesando muito pouco em relação ao peso adulto, sendo um dos filhotes menos desenvolvidos dos mamíferos eutérios.


Alimentação:
De todos os ursos, o urso-polar é o que mais restritamente carnívoro. A dentição lembra mais a de carnívoros aquáticos do que outros ursos. Sua principal presa é a foca (em especial a foca-anelada), a qual tenta capturar quando estas emergem em buracos no gelo para respirar.


1 comentário: