Bem-vindo!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Olá, nos somos as 3 Domilindras do 8ºano . Nos criamos este blogue sobre os animais em via de extinção na disciplina de Área de Projecto/Tic com o objectivo de mostrar as pessoas a quantidade de animais que estão em vias de extinção ou que já estão mesmo extintos,pois eles são seres vivos como nos.

Ajudem estas especies!!!!!!





Esperemos que gostem e que nos ajudem a diminuir esta especies todas.















































Mundo Animal

Mundo Animal
Mundo Animal

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

O QUE SÃO ANIMAIS EM VIA DE EXTINÇÃO?

Designam-se por animais em via de extinção aqueles cujo número de indivíduos começa a diminuir ao longo dos anos e como cada vez a menos dessa espécie ficando em via de extinção ou mesmo desaparecendo.



Porque estão os animais em vias de extinção?


Baleia Branca


A Baleia Branca habita nas águas frias em torno do círculo polar Árctico e comem uma grande variedade de peixes, polvos e lulas.
O nome deste animal tem origem, na palavra russa “belukha”, que significa “ branco”
A Baleia Branca chega a medir até 5 metros de comprimento e pesa 1.5 toneladas. São muito cabeçudas, com um alto na cabeça denominado por “melão” e com uma boca que parece estar sempre a sorrir. O seu parente mais próximo é o Narnal.
A Baleias quando nascem o tom de pele é cinza, depois vai escurecendo até ficar quase negra só depois de chegarem á maturidade é que ficam brancas. Elas usam a sua cor branca para se misturar com o gelo do Árctico, onde habita.
Vivem entre 25 a 30 anos e as fêmeas têm no máximo oito filhos ao longo da sua vida toda. O período de gestação da Baleia é de 14 meses.
As Baleias Brancas vivem em grupos pequenos, mas durante as migrações podem unir--se formando grupos enormes. As Baleias Brancas são capazes de conviver com os humanos, são sociáveis, muito brincalhonas e comunicam regularmente umas com as outras. Esta é a menor de todas as outras Baleias.
As Baleias Brancas começaram a desaparecer por causa da caça, pois utilizavam a sua carne, pele e gordura.

Golfinho



Os Golfinhos estão adaptados para viver no ambiente aquático, sendo que existem 37 espécies de Golfinhos dentre os de água salgada e os de água doce. Não têm pêlos, mas o seu corpo é revestido por uma espessa camada de gordura, que os conserva quentes.
São nadadores privilegiados, às vezes saltam, até cinco metros acima de água, podem nadar a uma velocidade de 40Km/h e mergulhar a grandes profundidades.
Podem viver de 25 a 30 anos e dão à luz um filhote de cada vez. Vivem em grupos, são animais sociáveis, tanto entre eles, como com outros animais e humanos.
Sua excelente inteligência é motivo de muitos estudos por parte dos cientistas.
Predadores:
Os predadores dos golfinhos são os tubarões e principalmente o homem. Os pescadores de atuns, costumam procurar por golfinhos, que também os caçam. O golfinho encontra o cardume e os pescadores jogam as redes aprisionando os peixes e deixam os golfinhos se alimentarem para depois puxarem as redes. Desse modo, ambas as espécies se beneficiam do alimento. Porém, muitas vezes, os golfinhos acabam se enroscando nas redes, podendo morrer.
A pesca de Golfinhos:
Em muitos locais do mundo os golfinhos são pescados, sendo o Japão um dos principais países onde esta prática se mantém, embora os animais pescados neste país seja muitas vezes vendidos para outros países, principalmente China e EUA.
O principal motivo desta pesca é para a alimentação, como uma substituição para a carne de baleia, quando estas se começaram a tornar raras. Porem muitos Golfinhos, também são capturados para se tornarem vistos em parques aquáticos, sendo que muitas pescas, sendo organizadas para este fim. Mas mesmo nestas pescas que procuram capturar animais vivos, acabam mortos ou feridos, devidas as técnicas usadas na captura. Os animais que não servem para se tornarem vistos nos parques, acabam sacrificados para serem vendidos.
A alimentação:
Os Golfinhos são caçadores e alimentam-se de peixes, lulas, camarões e moluscos. Para localizar as presas na água, onde a visibilidade é limitada, os Golfinhos, utilizam o biosonar, produzem alguns sons. Muitos deles caçam em grupo e procuram os grandes cardumes de peixes. Quando estão bravos podem matar tubarões e em grupo uma baleia.
Os Golfinhos acompanham os cardumes, que por vezes parecem saber onde encontrá-los, provavelmente conseguem informações dos peixes, através da urina e das fezes.
Características gerais:
Números de espécies: 37 espécies
Tempo de vida: Em torno de 35 anos
Período de Gestação: Cerca de 10 meses
Tamanho: Varia de 1.5metros até 3.5 metros
Temperamento: Dóceis, curiosos e brincalhões
Capacidade de Mergulho: Não respiram com a boca, mas com a sua narina, que está sobre a cabeça que se chama orifício respiratório. Os Golfinhos são capazes de remover 90% do ar cada vez que inspiram e são capazes de mergulhar 20 minutos até 300 metros de profundidade
Velocidade: Até 40Km/h, graças ao seu formato hidrodinâmico.


Puma

A suçuarana (Puma concolor, anteriormente Felis concolor) também chamada de puma.
é um mamífero da família felídeos nativo das Américas. Este felino grande e solitário tem a maior escala de distribuição do que qualquer outro mamífero selvagem no hemisfério ocidental, estendendo-se de Yukon no Canadá ao Andes sulinos da América do Sul. Uma espécie adaptável, a suçuarana é encontrada em qualquer região e tipo de habitat do Novo Mundo. É o segundo felino mais pesado do Novo Mundo, depois da onça-pintada, e o quarto mais pesado do mundo, depois do tigre, leão e onça-pintada, embora seja mais frequentemente relacionada aos pequenos felinos.


Aparência

Sua pelagem varia do castanho-avermelhado ao cinza-azulado, sendo esbranquiçada no focinho, garganta, peito, ventre e na parte interior das patas. Espécimes mecânicos são comuns, enquanto albinos são raros.

Status de conservação

Devido à destruição de seu habitat natural, as suçuaranas se vêem obrigadas a invadir áreas rurais, e até mesmo urbanas, em busca de suas presas. Ao atacar gado doméstico, ela provoca a ira de pecuaristas, que a caçam, levando esta espécie ao risco de extinção. Outro factor que concorre para seu extermínio é o isolamento de grupos populacionais destes felinos.
Dois hábitos da suçuarana a tornam presa fácil para caçadores e fazendeiros. As carcaças que guarda para alimentação posterior podem ser envenenadas e, ao subir em árvores quando acuadas por cães, são facilmente mortas a tiro.
De todas suas subespécies, uma encontra-se em extinção: o suçuarana-do-wisconsin. A pantera-da-flórida (Puma concolor coryi) que habita os Everglades encontra-se em grande risco de extinção, uma vez que se calcula que existam apenas de 25 a 50 indivíduos selvagens.